Princesa da Noruega e Epstein

O primeiro-ministro da Noruega concorda que a princesa herdeira teve “falta de bom senso” em relação às ligações com Epstein.

publicidade

JK

O primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Støre, afirmou concordar com a admissão da princesa herdeira Mette-Marit de “falta de bom senso” após ter vindo à tona que ela mantinha extensos contatos com o falecido criminoso sexual Jeffrey Epstein.

A princesa aparece centenas de vezes entre 2011 e 2014 nos arquivos mais recentes divulgados pelo Departamento de Justiça dos EUA relacionados a Epstein.

Este último constrangimento para a família real ocorre na véspera do julgamento de seu filho, que deverá durar sete semanas em Oslo, por 38 acusações, incluindo estupro e agressão.

A princesa Mette-Marit casou-se com o príncipe herdeiro da Noruega, Haakon, quando seu filho, Marius Borg Høiby, tinha quatro anos, e está na linha de sucessão ao trono quando seu marido ascender.

À medida que o conteúdo de suas trocas de e-mails começou a vir à tona, a princesa divulgou um comunicado no sábado dizendo: “Demonstrei falta de bom senso e me arrependo de ter tido qualquer contato com Epstein. É simplesmente constrangedor.”

Ela prosseguiu expressando sua “profunda compaixão e solidariedade às vítimas dos abusos cometidos por Jeffrey Epstein”.

Embora o primeiro-ministro não tenha ido além de concordar com a admissão da princesa de que ela havia cometido um erro de julgamento, sua crítica implícita a ela é considerada incomum.

Leia Também:  A brasileira vítima de agressão sexual em trem de Paris: 'Em nenhum lugar do mundo você está segura'

Støre disse também acreditar que o ex-primeiro-ministro Thorbjørn Jagland havia demonstrado “falta de bom senso”, após ter vindo à tona que ele havia planejado férias em família na ilha particular de Epstein, embora posteriormente as tenha cancelado.

O último lote de arquivos de Epstein revela que a princesa Mette-Marit passou quatro dias na casa de Epstein em Palm Beach, Miami, em janeiro de 2013 e, em um e-mail da conta de Sua Alteza Real a Princesa Herdeira, Epstein foi questionado se uma mãe deveria sugerir mulheres nuas carregando uma prancha de surfe para o papel de parede do quarto de seu filho.

Departamento de Justiça dos EUA: Uma sequência de e-mails em preto e branco entre duas pessoas, incluindo um e-mail do endereço da Princesa Herdeira.Departamento de Justiça dos EUA

A natureza afetuosa da correspondência chocou os comentaristas na Noruega, com uma mensagem insinuando que ela estava ciente de sua pena de prisão inicial em 2008.

A família real norueguesa tem sido abalada por uma série de escândalos nos últimos tempos, incluindo o casamento da irmã do príncipe herdeiro, a princesa Märtha Louise, com um autoproclamado xamã americano.

O julgamento por estupro coloca a família real norueguesa sob os holofotes da opinião pública.

Agora, enquanto os noruegueses se preparam para o julgamento de Marius Borg Høiby, surgem questionamentos sobre a incapacidade de sua mãe de perceber a natureza tóxica de manter contato com Epstein, e sobre o papel de seus conselheiros.

Mette-Marit sofre de fibrose pulmonar e seus médicos estão se preparando para incluí-la na lista de espera para um transplante de pulmão .

Leia Também:  O que disse a imprensa internacional sobre atos pró-Bolsonaro

Seu filho de 29 anos, que não faz parte da família real, nega as acusações mais graves contra ele. Uma das acusações de estupro envolve relação sexual enquanto a mulher estava dormindo. Outras três alegam agressão sexual enquanto as mulheres estavam incapacitadas, o que também é considerado estupro na Noruega.

Se for considerado culpado, ele poderá enfrentar pelo menos 10 anos de prisão.

Nenhum membro da família real comparecerá ao julgamento, que começa na terça-feira no tribunal distrital de Oslo.

No entanto, em uma declaração emocionada aos repórteres na semana passada, o príncipe herdeiro Haakon disse: “Nossos pensamentos estão com todos os afetados por este caso… entendemos que este é um momento difícil para muitos de vocês e nos solidarizamos”.

Embora seu enteado não fosse membro da família real, ele disse: “Nós nos importamos com ele, e ele é um membro importante da nossa família”.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade