Viagem e gastronomia

Jamaica mostra força do Caribe com identidade vibrante e praias invejáveis

publicidade

Daniela Filomeno,

do Viagem & GastronomiaCom cenários deslumbrantes, sabores autênticos e resorts cheios de charme, a ilha oferece experiências inesquecíveis — conheça três regiões que não podem faltar no seu roteiro.

 

Jamaica tem uma alma vibrante e inconfundível, reconhecida em todo o mundo. Mais do que conhecê-la por meio de ícones como Bob Marley, que eternizou o reggae, ou Usain Bolt, lenda viva do atletismo, visitar a ilha é experimentar, de forma única, toda a energia e intensidade do Caribe.

É um convite para caminharmos com os pés descalços ao lado de águas azuis. É sentir aromas de especiarias, saborear o típico jerk chicken e se surpreender com a recepção calorosa da população local. Isso sem falar na natureza abundante, recheada de cachoeiras, e de resorts luxuosos que nos garantem muito sossego e um mergulho no modo de vida jamaicano.

Esse é só um gostinho do meu ponto de partida na 9ª temporada do CNN Viagem & Gastronomia. A inédita leva de 10 programas começa justamente no país insular. Com cerca de metade da área do estado do Sergipe, a Jamaica é a terceira maior ilha do Caribe – e uma das mais especiais.

A capital é Kingston, no sul do país, mas as minhas andanças aconteceram nas costas norte e oeste, em três cidades imprescindíveis de estar no roteiro: Ocho RiosMontego Bay e Negril.

Cada uma é diferente entre si, mas compartilham visuais arrebatadores e experiências para ficar na memória. O melhor? Tudo pode ser feito de carro em um roteiro, em média, de seis dias. A seguir, compartilho um guia com os destaques de cada região:

Minha chegada na Jamaica se deu pelo Aeroporto Internacional Sangster, em Montego Bay, a duas horas de Ocho Rios, onde dei o pontapé na jornada. No litoral norte da Jamaica, a cidade é a melhor opção para um turismo de aventura e natureza, já que combina praias, montanhas e cachoeiras.

É uma parada popular de cruzeiros e as ruas carregam influência da herança colonial. Com roupa de banho, toalha e sapatilhas d’água em mãos, minha primeira parada foi no Island Gully Falls, complexo natural que nos presenteia com cachoeiras, piscinas cristalinas e trilhas na floresta.

Pertinho dali, outro passeio que recomendo é o Cool Blue Hole. O local não tem apenas uma piscina, mas sim uma série delas, todas naturais, de calcário, o que faz com que a água ganhe tons azuis hipnotizantes. Também encontramos cachoeiras, cavernas e até uma corda para nos jogarmos na água igual o Tarzan. Somente a entrada sai por 25 dólares por adulto (cerca de R$ 142).

Para mim, um dos pontos altos foi a aventura no Mystic Mountain, parque ecológico com atrações que brincam com a adrenalina. Para começar, nada melhor que uma voltinha de bobsled, atrativo inspirado na equipe jamaicana de bobsled que segue um caminho no meio da mata. É como uma montanha-russa tropical, em que controlamos a velocidade do nosso próprio carrinho com um freio de mão.

Já a Ragamuffin é de fato uma montanha-russa suspensa, mas que, além de garantir calafrios, proporciona vistas lindíssimas para o mar. O ingresso simples para o parque sai a partir de 65 dólares (R$ 370) e dá direito a parede de escalada, piscina, teleférico e jardim de beija-flor.

Leia Também:  Noam Shuster Eliassi explica por que o humor é mais impactante do que a diplomacia

No centrinho de Ocho Rios, a Main Street concentra comércio local, como o Miss T’s Kitchen. É dica certa para uma refeição com pratos tradicionais, como o guisado de rabo de boi e o famoso jerk chicken, que aqui leva um mix secreto de especiarias e toque defumado de pimenta-da-jamaica. Sem paredes e com trilha sonora jamaicana, o local é liderado pela chef Anna-Kay Tomlinson, a Miss T, autodidata e que celebra os sabores de sua terra natal.

Com relação à hospedagem, fiquei no histórico Jamaica Inn, propriedade familiar que remonta aos anos 1950. Já foi point para Sean Connery, Marilyn Monroe e até Winston Churchill, e hoje dispõe de 52 suítes e praia reservada. Cinema na areia, ioga e degustação de frutas tropicais são de praxe e, entre os três restaurantes, destaco o pé na areia The Terrace, com música ao vivo e menu com toques caribenhos que muda toda noite.

Montego Bay: experiências autênticas e gastronomia refinada

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade