Conheça os aeroportos mais bonitos do mundo, segundo prêmio internacional

publicidade

Seis aeroportos e terminais de passageiros entraram para a lista dos mais bonitos do mundo neste ano. Endereços nos Estados Unidos, na França, na China e no Japão fazem parte da World’s Most Beautiful Airports List 2025, revelada no fim de junho.

A lista faz parte do Prix Versailles, prestigiado prêmio global de arquitetura. Trata-se, na verdade, de uma série de competições arquitetônicas anuais estabelecidas em 2015 pela Unesco, que reconhece projetos contemporâneos em diversas categorias, incluindo aeroportos.

Projetos do mundo inteiro podem submeter seus trabalhos ao prêmio. Depois, um júri especializado, composto por arquitetos, designers e pessoas ligadas à arte, seleciona os vencedores em cada categoria. São levados em conta fatores como qualidade do design, integração com o meio ambiente e práticas sustentáveis.

Os aeroportos considerados os mais bonitos do mundo em 2025 passaram por renovações recentes em certos terminais e áreas de desembarque, com projetos que destacam luz natural e a maior facilidade de locomoção.

A seguir, conheça os aeroportos mais bonitos do mundo em 2025, segundo o Prix Versailles:  

Aeroporto Internacional de Yantai Penglai, Terminal 2 (Yantai, China)

O aeroporto serve a cidade de Yantai, na província de Shandong, no leste da China. Fica a mais de 40 quilômetros do centro da cidade. A premiação destaca o novo Terminal 2, que possui 167 mil metros quadrados e que homenageia a paisagem costeira de Yantai.

Segundo o Prix Versailles, a arquitetura de formas onduladas é inspirada no Monte Kunyu. O layout do terminal tem formato de “E”, desenvolvido para otimizar o fluxo de passageiros e minimizar o impacto no terreno.

Leia Também:  Pedro Pascal fala sobre críticas a papel em filme da Marvel: "Muito velho"

Aeroporto de Marseille-Provence, Terminal 1 (Marignane, França)

O aeroporto é um dos maiores da França e serve a cidade de Marselha, a capital da Provence. O Terminal 1 foi ampliado e possui uma extensão de 22 mil metros quadrados.

O ambiente tem pé direito de 22 metros de altura, rodeado de vidros e construído com 70% de aço reciclado. Os espaços são construídos sob uma cobertura de madeira, que contêm lojas e restaurantes, sendo uma referência às casas de barcos do Porto Velho de Marselha.

Aeroporto Roland Garros, Terminal de desembarque (Ilha da Reunião, França)

Área de bagagens da nova área do aeroporto Roland Garros, na ilha de Reunião • Divulgação/Studio Lumière
Área de bagagens da nova área do aeroporto Roland Garros, na ilha de Reunião • Divulgação/Studio Lumière

O Aeroporto de Roland Garros, em homenagem ao aviador francês de mesmo nome, é o principal da ilha de Reunião, um território ultramarino da França no Oceano Índico, a leste de Madagascar. É a principal porta de entrada da ilha para voos internacionais, já que fica próximo de Saint-Denis, a capital.

O novo terminal de desembarque tem 13 mil metros quadrados e possui estrutura bioclimática, possibilitando uma melhor ventilação natural. A ilha recebe ventos alísios, que, no aeroporto, são captados por um conjunto de cerca de 830 persianas conectadas a sensores, que ajustam os ângulos de acordo com a meteorologia.

Aeroporto Internacional de Kansai, Terminal 1 (Osaka, Japão)

Área de segurança do terminal renovado do Aeroporto Internacional de Kansai • Reprodução/site
Área de segurança do terminal renovado do Aeroporto Internacional de Kansai • Reprodução/site

Projetado há mais de três décadas em uma ilha artificial, o aeroporto de Kansai é o principal hub internacional da área metropolitana de Osaka, servindo também cidades como Quioto e Kobe. É considerado o aeroporto mais longo do mundo.

Leia Também:  O bairro do centro de São Paulo eleito como terceiro mais 'cool' do mundo

O Terminal 1 foi expandido em 25%. Segundo o Prix Versailles, todos os espaços internos foram restaurados com uma paleta de materiais naturais, o que deu ao terminal um toque ainda mais japonês. A reabertura do terminal ocorreu a tempo da Expo 2025.

Aeroporto Internacional de Portland, Terminal Principal (Portland, Estados Unidos)

Detalhes do terminal de passageiros renovado do Aeroporto Internacional de Portland • Ema Peter
Detalhes do terminal de passageiros renovado do Aeroporto Internacional de Portland • Ema Peter

É o maior aeroporto do Oregon e serve a cidade de Portland, a mais populosa do estado. O novo terminal principal é inspirado pela floresta e o destaque é o telhado ondulado de madeira maciça, que se alonga por mais de 36 mil metros quadrados.

O novo terminal tem valor estimado em US$ 2,15 bilhões, quase R$ 12 bilhões. Por ali há dezenas de árvores, milhares de plantas e várias fontes de luz natural. Algumas vezes no mês, lhamas e alpacas “visitam” o aeroporto como parte de uma “terapia” para acalmar passageiros.

Aeroporto Internacional de São Francisco, Terminal 1 (São Francisco, Estados Unidos)

O Terminal 1 do aeroporto de São Francisco tem 25 novos portões de embarque. A renovação visou diminuir a pegada de carbono do edifício e tem luz natural penetrando os andares. O terminal é uma homenagem a Harvey Milk, um dos primeiros políticos abertamente homossexuais dos Estados Unidos.

A arquitetura do terminal celebra artes e artesanatos da região, mas a cultura vai além: o aeroporto tem até um museu, o SFO Museum, que permite o compartilhamento de obras e de exposições entre os terminais.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade