É montagem um vídeo em que a comentarista de política e ex-jogadora de vôlei Ana Paula Henkel fala sobre uma suposta visita do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O conteúdo manipulado adultera um comentário feito por ela em abril e foi desmentido pela ex-atleta.
Nas imagens adulteradas, publicadas no Facebook, Ana Paula diz que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o influenciador Paulo Figueiredo estão articulando uma visita de Trump a Bolsonaro e que isso tem movimentado “os bastidores da política”.

Reuters Image
No último domingo, a comentarista publicou um alerta em seu Instagram dizendo que o vídeo é falso. “Eu NUNCA disso isso que está neste vídeo”, escreveu a influenciadora.
O conteúdo manipulado usa imagens de uma fala de Ana Paula durante um programa da Revista Oeste em 1º de abril deste ano, na qual ela afirma que existem presos políticos no Brasil e defende um projeto de anistia a pessoas acusadas pelos ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.
Na ocasião, Ana Paula contestou declarações do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), de que não existiria perseguição política no país. Ela não mencionou nenhuma articulação de visita de Trump e Bolsonaro.
O vídeo original precede a prisão domiciliarde Bolsonaro, decretada em agosto após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), entender que o ex-presidente descumpriu medidas cautelares.
A Reuters localizou o conteúdo original por meio de uma busca pela filmagem e da análise das roupas, acessórios e movimentos de Ana Paula no vídeo — veja uma comparação aqui.
Até esta terça-feira, não havia registro de que Trump tenha anunciado a intenção de visitar Bolsonaro. Um eventual encontro necessitaria de autorização do STF.
VEREDICTO
Alterado digitalmente. O vídeo checado é uma versão manipulada de um comentário de Ana Paula Henkel em que ela não mencionou uma suposta visita de Trump a Bolsonaro.
COMENTE ABAIXO:



























