JK
Após anunciar sua filiação ao PSD na noite desta terça-feira (27), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, enviou uma carta ao presidente do União Brasil, Antônio Rueda, na qual diz ter “grande estima” pelo partido, mas que seu projeto nacional falou mais alto para deixar a legenda.
“Tenho grande estima pelo nosso partido, mas minha determinação de devolver o Brasil aos brasileiros fala mais alto”, escreveu o governador.
Na carta, Caiado faz um resgate de sua trajetória política, construída ao longo de décadas dentro do campo que começou no PFL, passou pelo Democratas e chegou ao União Brasil.
“Chegou a hora de dar um passo adiante. Deixo o União Brasil por acreditar que, com a experiência parlamentar e de gestão que reuni, aliada aos resultados que apresentamos em Goiás, que tem hoje o governo mais bem avaliado do Brasil, reúno as condições de apresentar um projeto de verdadeira mudança ao país. Um projeto de governo que eleve o Brasil a um patamar de desenvolvimento real”, disse.
Na carta, o governador citou suas bandeiras como o combate ao crime organizado, a valorização do setor produtivo e a defesa de um Estado que ofereça “bem-estar e prosperidade aos brasileiros de bem”. Segundo ele, essa caminhada foi marcada por “coragem e determinação”.
Apesar do rompimento formal, Caiado faz questão de manter pontes com a antiga legenda. No texto, agradece vereadores, prefeitos, deputados, senadores, militantes e diretórios estaduais, além da direção nacional do partido. Ao final, afirma que, mesmo fora da sigla, se sente à vontade para pedir o apoio dos filiados do União Brasil em sua “nova caminhada para endireitar o país”.
“Tivemos uma longa jornada juntos. Temos fortes princípios que nos unem e é em nome desses ideais que, mesmo deixando o partido, me sinto confortável para pedir o apoio de cada membro do União Brasil nessa nova caminhada para endireitar nosso país”, afirmou.
Em nota, Rueda, presidente do União Brasil, disse respeitar a decisão de Caiado, reconhecendo sua trajetória, firmeza de posições e contribuições, em especial nas áreas de responsabilidade fiscal, segurança pública e fortalecimento do agronegócio em Goiás.
O dirigente reforçou ainda que o partido seguirá dedicado à governabilidade, à responsabilidade institucional e às demandas da sociedade brasileira.
Veja a íntegra da carta
Antônio Rueda, presidente nacional do União Brasil
Caro presidente.
Ao longo das últimas décadas, construí uma história na política brasileira baseada em princípios sólidos e forte coerência. E construí essa história aqui. Primeiro no PFL, e depois no Democratas e no União Brasil, ao lado de milhares de correligionários em todo o país.
Juntos, trilhamos o caminho da honestidade e do respeito ao dinheiro público, defendendo um país justo, moderno e de mais oportunidades. Um país da livre iniciativa, que pudesse apoiar o trabalhador, o empreendedor, o empresário, o servidor público, o produtor rural. Um país que não se ajoelhe ao crime e que esteja voltado a oferecer bem estar e prosperidade aos brasileiros de bem.
Travamos essa luta com muita coragem e determinação e isto me enche de orgulho.
Tenho grande estima pelo nosso partido, mas minha determinação de devolver o Brasil aos brasileiros fala mais alto.
Chegou a hora de dar um passo adiante. Deixo o União Brasil por acreditar que, com a experiência parlamentar e de gestão que reuni, com os resultados que apresentamos em Goiás, que tem hoje o governo mais bem avaliado do Brasil, reúno as condições de apresentar um projeto de verdadeira mudança ao país. Um projeto de governo que eleve o Brasil a um patamar de desenvolvimento real.
Agradeço a cada vereador, prefeito, deputado estadual, deputado federal, senador, a cada militante deste partido. Agradeço profundamente a todos que estiveram conosco lutando pelos mesmos ideais. Agradeço aos diretórios de cada estado e ao Diretório Nacional do União Brasil.
Tivemos uma longa jornada juntos. Temos fortes princípios que nos unem e é em nome destes ideais que, mesmo deixando o partido, me sinto confortável para pedir o apoio de cada membro do União Brasil nessa nova caminhada para endireitar nosso país.
Um grande abraço.
Ronaldo Caiado





























