JK
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reunirá com executivos de empresas petrolíferas na Casa Branca no final desta semana para discutir formas de reavivar o setor petrolífero em ruínas da Venezuela, de acordo com três fontes familiarizadas com o assunto.
Duas das fontes disseram à Reuters que a reunião provavelmente ocorrerá na sexta-feira (9). Não ficou imediatamente claro quem participaria.
A Casa Branca não fez nenhum comentário imediato sobre o assunto.
Aumentar a produção de petróleo bruto da Venezuela, que possui as maiores reservas de petróleo do mundo, é um dos principais objetivos de Trump, depois que forças dos EUA prenderam o líder do país, Nicolás Maduro, em um ataque à capital, Caracas, no sábado (3).
As exportações da Venezuela caíram de mais de 3 milhões de barris por dia há duas décadas para menos de 1 milhão de barris por dia, em meio a uma prolongada falta de investimentos que deixou sua infraestrutura em frangalhos.
Autoridades do governo rejeitam as estimativas de analistas e executivos do setor de que levaria anos para aumentar a produção de petróleo bruto da Venezuela, dizendo que havia maneiras de impulsionar rapidamente o setor petrolífero do país com novos equipamentos e tecnologia.
A Chevron é a única grande petrolífera dos EUA que está operando nos campos de petróleo da Venezuela.
A Exxon Mobil e a ConocoPhillips eram grandes produtoras no país antes de seus projetos serem nacionalizados pelo ex-presidente Hugo Chávez há quase duas décadas.
As empresas não comentaram se estariam dispostas a retornar à Venezuela.
OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS “ENORME”
O secretário do Interior dos EUA, Doug Burgum, disse que uma opção para aumentar a produção de petróleo venezuelana no curto prazo seria Washington suspender as sanções que impediram o país de ter acesso a equipamentos cruciais de campos petrolíferos e outras tecnologias para maximizar a produção.
“Algumas dessas coisas poderiam ser feitas muito rapidamente”, disse ele em uma entrevista à Fox Business Network. “A oportunidade do lado comercial aqui é realmente enorme.”
Trump disse que a indústria norte-americana poderia expandir suas operações na Venezuela em menos de 18 meses, possivelmente com a ajuda de subsídios.
“Será necessário gastar uma quantidade enorme de dinheiro, e as empresas petrolíferas gastarão, e depois serão reembolsadas por nós ou por meio de receita”, disse Trump à NBC News na segunda-feira.
Trump disse nesta terça-feira, em comentários a deputados republicanos, que o aumento da produção venezuelana também poderia reduzir os custos de energia para os norte-americanos.
“Temos muito petróleo para perfurar, o que fará com que os preços do petróleo caiam ainda mais”, disse Trump.
INFRAESTRUTURA DEGRADADA, DESENVOLVIMENTO CARO
Analistas e executivos do setor petrolífero têm sido céticos em relação a uma rápida recuperação do setor petrolífero venezuelano, apontando que sua infraestrutura degradada exigiria bilhões de dólares e anos para ser reconstruída.
As reservas de petróleo da Venezuela também estão entre as mais caras do mundo para serem desenvolvidas porque o petróleo é tão espesso e pesado que exige equipamentos especializados para extrair, transportar e refinar em combustíveis utilizáveis.
Com os preços globais do petróleo relativamente baixos para os padrões históricos, em torno de US$60 por barril, os produtores têm se concentrado em reservas mais baratas e fáceis de desenvolver.
“É difícil imaginar aumentos além de 300.000 a 400.000 barris por dia no próximo ano, devido ao estado degradado da infraestrutura, especialmente dos upgraders”, disse Daan Struyven, codiretor de pesquisa global de commodities do Goldman Sachs, na Conferência de Energia, Tecnologia Limpa e Serviços Públicos do Goldman Sachs.
Ele disse que seria preciso esperar até o final da década para que a Venezuela atingisse 1,5 milhão a 2 milhões de bpd e, provavelmente, somente com apoio significativo do governo dos EUA.
“Eu não descartaria a possibilidade, mas isso exigirá tempo e mudanças institucionais significativas”, disse ele.
























