STF indicação

Mendonça vira aposta de Lula na campanha pró-Messias

publicidade

Por Flávio Meireles

André Mendonça, ministro do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, emerge como uma figura-chave na articulação para a aprovação de Jorge Messias ao STF. Uma ala da bancada evangélica busca o seu apoio para fortalecer a candidatura de Messias junto ao Senado Federal.

aproximação entre os dois tem bases sólidas: ambos são evangélicos e construíram suas carreiras na Advocacia-Geral da União (AGU), onde estabeleceram contato profissional ao longo dos anos. Esta conexão prévia pode ser determinante no processo de articulação política.

Trajetória independente no STF

Desde que assumiu sua cadeira no STF, Mendonça tem demonstrado posicionamentos independentes, incluindo votos favoráveis ao governo em diversos casos, especialmente nos julgamentos relacionados aos atos de 8 de janeiro, onde votou pela condenação dos réus. “É normal que o ministro vá, ao longo do seu exercício, se desvinculando de alguma maneira do presidente da república que o indicou”, destaca Martins. O ministro foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em 2021.

Leia Também:  Governador do Tocantins é afastado do cargo em operação da PF

“Mendonça é uma pessoa que tem um bom trânsito com os parlamentares da bancada evangélica”, avalia a analista de Política da CNN. “Não tem uma interlocução política muito forte, mas tem suas conexões por conta do período em que atuou na Advocacia-Geral da União”.

A expectativa é que a atuação de Mendonça possa facilitar a aprovação de Messias durante a sabatina no Senado Federal. A estratégia busca não apenas garantir os votos necessários, mas também construir uma margem mais confortável de aprovação para o indicado.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade