JK
Mais brasileiros reduziram o consumo de café, de acordo com um estudo bianual realizado com mais de 4.000 pessoas na maior economia da América Latina, divulgado na segunda-feira.
POR QUE É IMPORTANTE
O Brasil, maior produtor mundial de café, é também o segundo maior consumidor de café, atrás dos EUA
No início deste ano, os preços globais do café atingiram níveis recordes devido a problemas de fornecimento em produtores como Brasil e Vietnã.
No Brasil, o café está entre os alimentos e bebidas cujos preços mais subiram dentro do índice oficial de inflação do país, o IPCA, nos últimos dois anos.
EM NÚMEROS
Cerca de 24% dos entrevistados afirmaram ter reduzido o consumo de café, de acordo com o estudo encomendado pela Abic, organização sem fins lucrativos que representa o setor cafeeiro brasileiro, ao instituto de pesquisa Axxus. Esse número representa um aumento substancial em relação aos 3% registrados em 2023, 5% em 2021 e 7% em 2019.
Enquanto isso, 2% dos entrevistados disseram que aumentaram o consumo de café em 2025, muito abaixo dos 16% em 2023, 49% em 2021 e 36% em 2019.
O número de entrevistados que disseram beber mais de seis xícaras de café por dia caiu para 26% em 2025, ante 29% na edição anterior do estudo.
CITAÇÕES PRINCIPAIS
“A pesquisa mostrou uma queda importante na intensidade do consumo”, disse Sergio Pereira, um dos coordenadores do estudo.
“Observamos também um peso maior do preço na decisão de compra”, disse Pereira, também pesquisador científico do Centro de Café do Instituto Agronômico de Campinas, parceiro no estudo em conjunto com o Centro de Economia Industrial e Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas.
COMENTE ABAIXO:



























