Ebaoxadora

Checagem de fatos: É falso que Miriam Novak seja embaixadora israelense que discursou na ONU

publicidade

Um texto de um suposto discurso de uma embaixadora de Israel na Assembleia Geral das Nações Unidas tem autoria desconhecida, e não há evidências de que a diplomata exista, ao contrário do que dizem posts nas redes sociais. Além disso, a foto que circula com a mensagem é de outra mulher, e um homem representa Israel na ONU.
“O discurso de tirar o fôlego da embaixadora de Israel na ONU, Miriam Novak, na sessão de emergência da Assembleia Geral da ONU, convocada a pedido da União Europeia e da nova Liga Árabe”, afirmam as publicações que circularam em meio à 80ª sessão do órgão, finalizada na última segunda-feira.
Reuters Image
Reuters Image
Uma foto da suposta diplomata israelense acompanha o texto, que começa com a seguinte frase: “Senhoras e senhores, como sabem, vivemos entre vocês há dois mil anos. Trouxemos nosso conhecimento, nossas descobertas, nossas invenções”.
A Reuters não localizou a origem do material, mas não há registros de que o conteúdo tenha sido lido durante a última Assembleia Geral..
primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, discursou na reunião e leu um pronunciamento,  diferente do conteúdo checado.
Além disso, o representante de Israel na ONU é o embaixador Danny Danon, opens new tab, não “Miriam Novak”, cujo nome não consta como parte do corpo diplomático do país.
Já a foto que aparece nas postagens é de Annalena Baerbock, ex-ministra das Relações Exteriores da Alemanha que assumiu,o cargo de presidente da Assembleia Geral da ONU neste ano.

VEREDICTO

Falso. O discurso tem autoria desconhecida, e Israel não possui uma embaixadora na ONU chamada Miriam Novak. A mulher que aparece na foto das postagens é a ex-ministra alemã Annalena Baerbock.
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Checagem de fatos: Polícia descobriu abate irregular de cavalos, não “fábrica de hambúrguer de cachorro”

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade