Um texto de um suposto discurso de uma embaixadora de Israel na Assembleia Geral das Nações Unidas tem autoria desconhecida, e não há evidências de que a diplomata exista, ao contrário do que dizem posts nas redes sociais. Além disso, a foto que circula com a mensagem é de outra mulher, e um homem representa Israel na ONU.
“O discurso de tirar o fôlego da embaixadora de Israel na ONU, Miriam Novak, na sessão de emergência da Assembleia Geral da ONU, convocada a pedido da União Europeia e da nova Liga Árabe”, afirmam as publicações que circularam em meio à 80ª sessão do órgão, finalizada na última segunda-feira.

Reuters Image
Uma foto da suposta diplomata israelense acompanha o texto, que começa com a seguinte frase: “Senhoras e senhores, como sabem, vivemos entre vocês há dois mil anos. Trouxemos nosso conhecimento, nossas descobertas, nossas invenções”.
A Reuters não localizou a origem do material, mas não há registros de que o conteúdo tenha sido lido durante a última Assembleia Geral..
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, discursou na reunião e leu um pronunciamento, diferente do conteúdo checado.
Além disso, o representante de Israel na ONU é o embaixador Danny Danon, opens new tab, não “Miriam Novak”, cujo nome não consta como parte do corpo diplomático do país.
Já a foto que aparece nas postagens é de Annalena Baerbock, ex-ministra das Relações Exteriores da Alemanha que assumiu,o cargo de presidente da Assembleia Geral da ONU neste ano.
VEREDICTO
Falso. O discurso tem autoria desconhecida, e Israel não possui uma embaixadora na ONU chamada Miriam Novak. A mulher que aparece na foto das postagens é a ex-ministra alemã Annalena Baerbock.
COMENTE ABAIXO:



























