Horário de verão

Checagem de fatos: É falso que governo federal confirmou retorno do horário de verão

publicidade

Posts nas redes sociais inventam que o governo federal confirmou o retorno do horário de verão neste ano, mas não há qualquer comunicado sobre o assunto nos canais oficiais do governo ou na imprensa.
“Horário de verão está de volta em 2025. O governo federal confirmou o retorno do horário de verão válido para os Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A medida começará à meia-noite do dia 16 de novembro de 2025 e seguirá até 15 de março de 2026”, dizem as publicações, que circulam no Facebook.
Reuters Image
Reuters Image
“O objetivo é reduzir a pressão sobre o sistema elétrico nos horários de pico, aproveitar melhor a luz natural e estimular setores como o comércio, o lazer e o turismo. Moradores das regiões Norte e Nordeste não terão alteração em seus relógios, permanecendo no horário normal durante o período”, completam.
O Ministério de Minas e Energia disse em nota, que o retorno do horário de verão é “permanentemente avaliado pela pasta” e que o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico “segue monitorando o sistema elétrico, subsidiando as autoridades com informações atualizadas para fins da decisão mais adequada”.
O intuito do horário de verão adotado anteriormente no país era economizar energia elétrica em momentos de pico de consumo.
Segundo o ministério, “as condições dos reservatórios são favoráveis, evoluindo dentro da normalidade ao longo do período seco, deixando o Sistema Interligado Nacional (SIN) em situação melhor que no ano passado”.
O horário de verão é adotado ou revogado mediante decreto presidencial. O texto que suspendeu a medida, assinado pelo então presidente Jair Bolsonaro em abril de 2019, continua em vigor.
Nesta segunda-feira, a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que proíbe a adoção do horário de verão no país.

VEREDICTO

Falso. O Ministério de Minas e Energia não anunciou a implementação do horário de verão no Brasil em 2025 e 2026.
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Checagem de fatos: Tarcísio não apagou vídeo em que usa boné “Make America Great Again”

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade